Erased Netflix (Crítica) Série em live action

Por: Hélder Miranda- Quem nunca se encontrou em uma situação, onde parece que nada no mundo pode te satisfazer, se é um amante de cinema ou só uma pessoa que gosta de assistir bons conteúdos, as vez a impressão que já assistiu tudo na vida bate forte em seu coração, por mais que a frase venha a ter um estilo meio filosófico (o que não é o caso) a citação é pra fazer um gancho com o real objetivo. nossa conversa é sobre um anime, mais precisamente... uma adaptação live action, que incorpora a história do mangá/anime (Erased) este nome... foi como a obra ficou popular, mas em japonês seu título é (Boku Dake ga Inai Machi) a premissa basicamente, mostra a vida de Satoru Fujinuma, um rapaz de 29 anos que tenta ganhar carreira como mangaká, mesmo não tendo sucesso com suas obras, ele segue caminhando, no entanto o que realmente chama atenção é o dom que o personagem possui, ele mesmo nomeou sua habilidade de (Revival) ela permite que ele volte alguns segundos no passado, para poder evitar alguma tragédia que venha acontecer, não irei me aprofundar muito na sinopse porquê pode estragar certos momentos e servir como um spoiler, mas pelo menos deem uma pesquisada e confiram, este é um anime que recomendo bastante, tenho certeza que muitos irão curtir ( apenas uma definição, minha nota de 0 a 5 pra o anime... só o anime, não me refiro a está série, de toda forma é... 4,5) também... antes que eu me esqueça, toda aquela minha filosofia lá no começo da crítica, era só pra reforçar que quando pensamos que já assistimos de tudo, sempre tem um (Erased) por aí, então fica esperto, porquê sem mais enrolação e sem mais delongas, vamos começar as análises desta crítica.

AS AUTUAÇÕES TEM SALVAÇÃO- Sempre que uma obra japonesa entra em debate (principalmente na mídia do cinema) o que mais gera discussão, são as atuações, muitas das vezes profissionais do ramo ignoram está parte do todo, como se não houvesse exceções (então você está querendo dizer que foram boas atuações?) Não... infelizmente não, também não estou dizendo que foram ruins, na proposta que a história carrega, foram performances medianas. mesmo sendo algo desagradável para muitos, tem um ponto que valorizo bastante na atuação dos japoneses, a maioria de seus trabalhos (nem sempre) é sobre filmes que já carregam suas histórias em outras mídias, como por exemplo os mangás e animes, a determinação que eles utilizam pra entregar uma personalidade fiel ao personagem fictício, me encanta tanto que nem sei direito como explicar, mas devo admitir que na maioria das vezes fica superficial, no entanto este fato em especial já é algo deles, um detalhe difícil de retirar, no geral é um ponto que não funciona, mas pra mim particularmente me faz de uma certa forma feliz.


ENREDO COPIADO OU MELHORADO- Outro tema que se discute bastante, quando um mangá ganha uma adaptação para anime, tem sempre aquele processo de escolha, quem vai dirigir, produzir, roteirizar e etc, no geral pra os fãs mais atentos aos detalhes, todos ficam esperando ver a mão criativa do diretor em tal projeto, no caso do anime, tem a história base pra seguir toda certinha, já que o material original serve como modelo central, só que aí vem a decisão mais difícil, tem apenas que copiar (pra não fazer besteira e ser xingando pelo resto da vida) ou meter as caras como um verdadeiro artista, e dá seu toque especial, eu particularmente gosto de ver criatividade na direção, principalmente quando melhoram e exploram outros pontos (sem sair da linha, o objetivo continua o mesmo, só que bem mais aprimorado). (Erased Netflix) conseguiu fazer as duas coisas, tanto deixar o enredo fiel como também adicionar e completar a obra, uma das poucas cenas que me incomodou (porquê ouve uma mudança) foi a da tentativa de assassinato sobre uma personagem, no anime a cena foi bem mais trabalhada (acredito que o motivo da mudança, tenha sido por questões de orçamento, mas não tem nenhuma confirmação, é só um palpite mesmo) outra cena que fez falta (por conta da emoção) poxa... eu não posso dar spoiler, bom, se trata de quando a protagonista feminina passa a noite na casa do protagonista, no anime este é o melhor momento da obra (pelo menos pra mim) nessa cena específica eu voltei a ser bebê chorão, sério... a construção é tão profunda e perfeita, toda a ligação dos eventos levaram a está cena, por isso ela tem tanta importância é um significado enorme.


COMO UMA ADAPTAÇÃO ELA É ?- Acho que este tópico se encaixa um pouco com o anterior, então não tenho muito o que dizer. para uma adaptação live action ficou bom, o que mais me chamou atenção foi o final (esse é um detalhe interessante) tem algumas pessoas que não curtiram o final do anime (no meu caso, eu não curti o final da Kayo adulta... mas tudo bem, é uma das coisas que nunca vou superar... Shipp.. opa saiu sem querer) certos fãs acharam tudo muito fantasioso para o enredo apresentado (até que eu concordo em partes, no entanto não é nada que venha estragar) pois então, vocês que acharam isso, confiram a série, pode não agradar também?, pode, mas pra quem achou o final do anime fantasioso, a série foi bem mais pé no chão, pelo menos ao meu ver, tirem suas próprias conclusões.

CONCLUSÃO E NOTA- Erased da Netflix chega a emocionar só por me lembrar de como foi prazeroso, assistir e conhecer o anime, parece até palavras aleatórios, mas são puras e verdadeiras, sério mesmo (claro que é um pensamento próprio meu) pode ser que muitos não tenham gostado, mas de certeza eu digo, esses "muitos" se tornam poucos perto da multidão que valoriza a obra, ela tem seus erros? tem, mas se formos comparar com seus acertos, é melhor parar por aqui, mas vamos voltar ao que interessa, o assunto aqui é sobre o live action. as adições que foram feitas, serviram para dar identidade própria, como se estivessem dizendo, anime é anime, está é a nossa série.... nossa obra em particular,  posso dizer que a experiência mais uma vez foi incrível, agora sou eu que devo fazer uma nova adição (tenho um anime maravilhoso, e uma série boa pra sempre estar conferindo) então é por essas e outras que sua nota ééééé.... ( 00/03 ) recomendo siiiiimm, você que já está familiarizado com a obra, faça também essa adição, agora pra quem curti anime mais não assistiu esse, eu recomendo que priorize o anime, depois assisti a série, beleza... até a próxima.

Página do Facebook: perfil nerd
Instagram: perfilnerd.oficial

Comentários

  1. Eu adorei a série!! Queria mais! Assisti com minhas sobrinhas e elas amaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente foi uma boa adaptação, principalmente porquê consegue atingir boa parte do público, seja adolescentes ou adultos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Boruto Naruto next generations (Cronograma de Janeiro e início de fevereiro)

Fairy Tail capítulo final 545 resumo em agradecimento

Nanatsu no Taizai cap 235 Resumo