Fate Apocrypha (Crítica) Anime

Por: Hélder Miranda- Existe uma forma melhor do que está, para iniciar o ano?? Nem venham discordar agora, pois já está lacrado e decidido, dito isto, vamos começar 2018 com a crítica de Fate Apocrypha (antes que eu esqueça... feliz ano novo). Pra quem sempre fica preocupado por não saber qual anime da franquia deve assistir primeiro, podem ficar sossegados, basicamente este novo projeto se passa em uma linha do tempo alternativa, isso faz com que o material não possua uma ligação direta (mas já aviso que tem certas referências, poucas... mas tem) então pra quem não conhece nada de Fate, e quer iniciar com apocrypha, nenhum problema quanto a isso, na minha opinião... da pra assistir a obra tranquilamente, sabendo dessas informações, vamos parar de enrolação e começar as análises.

MUITO E POUCO- Os personagens da franquia Fate sempre foram difíceis de se avaliar (pelo manos pra mim) todas as obras adaptadas em anime, nunca passaram de 25 episódios ou adquiriram novas temporadas. O problema da avaliação, fica por conta de não ter tanto tempo de tela pra distribuir aos heróis e magos, deixando um grande buraco para produção tentar  resolver, nessas situações geralmente eu gosto de ver a criatividade dos diretores, roteiristas entre outros entrando em ação, pois não é nada fácil pegar uma franquia como Fate e elevar seus pontos mais complicados, sem falar que os heróis são o dobro. Mas mesmo com está tarefa nas mãos, diria que fiquei bastante satisfeito ao ver o trabalho que foi realizado pela produção, quando parecia que algum herói iria dar adeus sem ter tido tanta relevância ou profundidade na história, no último instante, chegava o conteúdo que faltava pra termos uma certa ligação com o personagem, claro que nem sempre está era a alternativa e a solução definitiva. Já  outros acabaram ganhando mais destaques no decorrer do anime, todos que tiveram um foco maior, não decepcionaram em vários fatores, alguns exemplos que poço citar aqui são... personalidade forte e única, determinação, coragem e confiança em si próprio, sendo assim, podemos considerar que a estrutura feita nos personagens, é mais do que sólida.

UMA HISTÓRIA QUE TODOS JÁ CONHECEM?- Por mais que muitos achem que Fate só se baseia na gerra pelo graal, existe uma profundidade considerável neste novo anime, diria que se tratando de história, está é a ideia mais diferente que foi apresentada até o momento, podemos tirar o próprio fato da necessidade de mais heróis estarem nas lutas. O que acaba me deixando mais incomodado sobre a trama, é que mesmo sendo algo bem diferente, ainda sim não conseguiram explorar ou inovar tudo ao extremo, na minha visão este ponto acaba ficando tão particular, que nem sei se posso classifica-lo drasticamente (o que pra mim não funcionou, de repente pode agradar a vocês) mas lembrando.... não estou dizendo que foi um erro, apenas ficou na sensação do quase.

AGORA SIM- Finalmente chegamos naquele momento que tanto gosto, pow... qual é, não estão lembrados? (fiquem tranquilos então, irei refrescar toda situação). Sempre em algum momento da crítica eu acabo destacando personagens que foram mais do que relevantes na história, ultrapassaram está linha e foram além (pedindo até spin-off.... só zueira) Rider é a grande conquistadora (tem uma pegadinha sobre ela, nisso a equipe foi bem sacana comigo, me deixaram empolgado com algo muito bacana, pra no final quebrarem minha cara.... não é primeira vez que isso acontece na temporada, devem estar de marcação) antes de prosseguir é bom deixar tudo nos conformes, quando digo que tal personagem foi meu preferido ou algo do tipo, nem sempre quero dizer que ele foi o mais bem trabalhado, desenvolvido e etc, é só questão de simpatia ou gosto mesmo, nada mais do que isto, blz? (Essas minhas escolhas são loucas, não queiram entender). Levando para o lado técnico, tem personagens que chegam a ser lapidados com mais cuidado, ganhando vários bônus no processo, Archer é um deles (todo Fate um Archer tem que mitar...) além de segurar a barra, o herói consegue roubar a cena em momentos importantíssimos, resumindo... Ele é uma peça essencial para o desenvolvimento de outros personagens, como também agita pra valer toda trama.

AÇÃO E REFERÊNCIA- Não me recordo tão bem assim o episódio que teve uma certa referência do universo, mas no bruto, vale destacar.... nossa como vale, a aparição de Saber (querida rainha Artur com sua poderosa espada excalibur) as cenas são das lembranças de outra Saber do anime, que viveu na mesma época que nossa heroína (só posso falar até aqui) se fosse para descrever minha reação no momento, seria apenas um belo e louco surto, tudo foi muito bem trabalhado, de forma dignamente épica, quem já conhece os outros animes da franquia e ainda não conferiu este, falo de certeza, vocês irão amar a cena. Calma aí pessoal... estavam pensando que eu iria esquecer este maravilhoso detalhe (quem ficou contra mim perdeu) a ação (como sempre) está acima da média, com animações fluidas e coreografias geniais, entra fácil fácil na lista de batalhas....... dos animes de Fate, todo episódio um clímax diferente (referente a batalha) é mostrado, as magias particulares dos servos são tão poderosas que chega em alguns momentos a ser um exagero, mas pra quem torce, em ver estas cenas a cada segundo, vai aprovar o trabalho.

CONCLUSÃO E NOTA- Se tratando de história, nunca fui de esperar tanto da obra (no geral são básicas) mas no fim, Apocrypha acabou me surpreendendo positivamente, entre todos os pontos que citei, não chega a ser tão surpreendente eu ficar com a ação do anime, particularmente este fato é o que mais me chama atenção em Fate, claro que gosto de outros pontos, mas este..... digamos que é especial, então fica óbvio dizer o quanto eu recomendo, não tem o que questionar, a obra tem vários momentos épicos, seja você fã de longa data ou marinheiro de primeira viagem (começando a conhecer o universo) então é por essas e outras que a nota de Fate Apocrypha éééé...... ( 00/4,5 ) ÓTIMO/QUASE EXCELENTE

Página do Facebook: perfil nerd
Instagram: perfilnerd.oficial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boruto Naruto next generations (Cronograma de Janeiro e início de fevereiro)

Fairy Tail capítulo final 545 resumo em agradecimento

Nanatsu no Taizai cap 235 Resumo